| Usinas e Eclusas
A CESP é a maior empresa de produção de energia elétrica do Estado de São Paulo e a terceira do Brasil e da América do Sul. A potência instalada total é hoje de 7.455,30 megawatts (MW). Possui seis usinas hidrelétricas, das quais três instaladas no rio Paraná – Ilha Solteira, Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera). Uma localiza-se no rio Tietê – Três Irmãos – e outras duas estão no Vale do Paraíba do Sul – Paraibuna, no rio Paraibuna, e Jaguari, no rio Jaguari.
Essas hidrelétricas estão estrategicamente localizadas na região mais desenvolvida e populosa do Brasil e são de fundamental importância para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Como concessionária de serviço público de energia elétrica, a CESP tem suas atividades regulamentadas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, e opera suas usinas de forma integrada com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Eclusas
A CESP possui uma eclusa na Usina Hidrelétrica Eng. Souza Dias (Jupiá), que possibilita a navegação no Rio Paraná e a integração hidroviária com o Rio Tietê. Conta com outra eclusa na Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta (Porto Primavera), para navegação no Rio Paraná; além de duas eclusas na Hidrelétrica Três Irmãos, que permite a navegação entre os ramos norte e sul da Hidrovia Tietê-Paraná.
|