A CESP produziu 9GWh de energia em 2020
Em 2020 a CESP gerou 9.064 GWh de energia, com alta disponibilidade, sempre objetivando a eficiência operacional, o padrão de qualidade e a competitividade no setor. Contando com as UHEs Porto Primavera e Paraibuna temos 1.627 MW instalados, o suficiente para abastecer uma região metropolitana do porte de Campinas e cidades da região – segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Destaque também para a UHE Paraibuna, que é uma das principais hidrelétricas reguladoras das vazões do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo fornecimento de água para várias cidades do Vale do Paraíba e do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, no entorno da UHE Porto Primavera, contamos com um complexo de energias renováveis alternativas (usinas solares, eólica e sistemas de armazenamento de energia), que fazem parte de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) desenvolvidos pela Companhia.
Acompanhe a nossa produção em tempo real
Data da última atualização: 02/03/2021 - 21:00
Geração de Energia Acumulada (GWh)
Representa o montante total de energia gerado pela CESP neste ano até o presente momento.
Produção em Tempo Real (MWmed)
Representa a energia média gerada na última hora.
Porto Primavera
Capacidade Instalada: 1540 MW
Vazão Turbinada (m³/s)
É a vazão que passa através das turbinas de uma usina hidrelétrica utilizada para fins de geração de energia.
Vazão Vertida (m³/s)
É a vazão liberada por um reservatório através de vertedouros de superfície e/ou de descarregadores de fundo.
Produção em Tempo Real (MWmed)
Representa a energia média gerada na última hora.
Paraibuna
Capacidade Instalada: 87.02 MW
Volume Útil (%)
Representa o volume de água armazenado no reservatório que pode ser utilizada para geração de energia.
A CESP está gerando energia para você
Desde dezembro de 2018, a CESP é controlada pelo Grupo Votorantim e pelo Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB). Ambos acionistas estruturaram uma joint venture focada em investimentos e desenvolvimento do setor de geração de energia no Brasil.
Nossos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) contemplam temas que vão de fontes alternativas de geração de energia elétrica. Ao todo, foram desenvolvidos 100 projetos, sendo que, 75 já foram concluídos junto a ANEEL. Projetos como o Termosolar de Porto Primavera consiste na construção de uma usina piloto de até 0,5 MW de capacidade instalada, no terreno da UHE Porto Primavera. A duração estimada do projeto é de 48 meses, a um investimento previsto de R$ 49 milhões e o de Armazenamento que consiste na pesquisa da aplicação de tecnologias de armazenamento de energia eletroquímica e a hidrogênio. O custo estimado da iniciativa é de R$ 30 milhões com a previsão de 36 meses de execução.