Carregando...

A CESP está gerando
energia para você

Nosso negócio é totalmente baseado na produção de energia a partir de fontes renováveis, em especial a geração hidrelétrica.

As estruturas da CESP estão estrategicamente posicionadas em bacias hidrográficas de grande relevância para o Sistema Interligado Nacional – como o Rio Paraná (UHE Porto Primavera) e o Rio Paraíba do Sul (UHE Paraibuna) – além de estarem conectadas e transferirem a energia produzida para o maior mercado consumidor de energia elétrica brasileiro, que é o submercado Sudeste e Centro Oeste.

Fontes alternativas:
nos desafiamos para ir além

Nossos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) abrangem o desafio de gerar energia elétrica por meio de fontes alternativas. Até aqui, foram desenvolvidos 100 projetos e, desses, 75 já foram concluídos junto a ANEEL.

Projetos em destaque:

Projeto Termosolar de Porto Primavera

Consiste na construção de uma usina piloto de até 0,5 MW de capacidade instalada. A duração estimada do projeto é de 48 meses, tendo investimento previsto de R$49 milhões.

Projeto Armazenamento

É uma pesquisa da aplicação de tecnologias de armazenamento de energia eletroquímica e hidrogênio. O custo estimado da iniciativa é de R$30 milhões com a previsão de 36 meses de execução.

#Nossa Energia Transforma

465GWh
Geração de energia acumulada em 2022

Conheça as usinas da CESP

Porto Primavera

Com 2.250 km² de reservatório e situada no Rio Paraná, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta - conhecida como Porto Primavera - possui capacidade instalada de 1.540 MW.

Saiba mais

Paraibuna

Localizada no Rio Paraibuna, o empreendimento tem potência total instalada de 87,02 MW e duas unidades geradoras.

Saiba mais

Segurança de barragens:
conheça nossos procedimentos

A CESP sempre foi reconhecida pela sua capacidade de operação e manutenção das estruturas de forma segura, prudente, em acordo com as exigências regulatórias e pioneira no padrão da indústria.

O processo de monitoramento é realizado através de inspeções rotineiras mensais, inspeções regulares formais e mais de 2.580 instrumentos de auscultação instalados nas estruturas de suas barragens (60% com leituras mensais).

A partir desses procedimentos, são definidas atividades de manutenção e conservação das estruturas. Todo o
acompanhamento e implementação das manutenções é realizado com equipe própria de engenheiros e técnicos especializados e com sólida formação em engenharia civil, hidrologia, segurança de barragens e áreas afins.

2580
Instrumentos de auscultação instalados
60
% com leituras mensais realizadas

Também são realizadas revisões periódicas de segurança, com verificação detalhada de todo o empreendimento, envolvendo reanálise de procedimentos, políticas e rotinas de trabalho. Esse processo é realizado por empresa externa especializada que faz a inspeção multidisciplinar e o diagnóstico do estado geral da segurança das barragens, considerando os seguintes pontos:

Avanços tecnológicos

Atualizações hidrológicas

Critérios de projeto

Condições de uso e ocupação

Atualizações de legislação e benchmark

A CESP trabalha rigorosamente para manter um alto padrão em seus procedimentos de segurança e, com uma forte cultura consolidada nas equipes de operações, seguimos firmes no posto de empresa referência em segurança de barragens no setor hidrelétrico.